quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Indo ao médico

Ouvindo isso, Jesus disse: 'Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.' (Mateus 9:12)


Sentada na maca branca, suspiro. Estava temerosa. Eu havia protelado aquilo por tanto tempo; havia fingido por muitas semanas que estava tudo bem, embora soubesse o contrário.

Enquanto eu mantinha escondido os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. (Salmo 32:3)

Mas não pude mais evitar. Foi um dia, chorando em casa, que percebi como estava cansada - cansada de fingir, de fugir, cansada de carregar um fardo tão pesado para costas tão pequenas. Eu precisava ir ao médico. Eu não podia mais fugir do Médico.

Bati em sua porta, e Ele abriu. Ele sempre está; sempre abre a porta.

- Oi, Pai. Eu preciso de ajuda. - falei, cabisbaixa, enquanto Ele indicava que eu entrasse.
Meu Pai assentiu. Me ajudando a sentar na maca, ele perguntou:
- Onde dói?
E eu percebi que não sabia dizer. Estava confusa, não sabia ao certo o que precisava ser consertado.
- Não sei. Já tentei eu mesma descobrir, e não consegui. Me sinto doente, febril. - e acrescentei:

O coração é mais enganoso que qualquer coisa, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (Jeremias 17:9)

Mas o meu Pai completou:

"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente [...]" (Jeremias 17:10a)

Certamente, eu pensei. Deus é capaz de compreender o meu coração, quando nem eu o entendo. Então pedi, em lágrimas:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se há em mim minha conduta algo que te ofende, e dirigi-me pelo caminho eterno. (Salmo 139:23-24)

Sondar significa analisar, examinar, averiguar, estudar o que se passa no interior. Somente o meu Criador pode examinar o que se passa em meu interior com tamanha profundidade. Tempos atrás ainda residia em mim o medo de ser examinada por Deus, de apresentar o meu coração. Tinha medo de que Ele me rejeitasse assim que descobrisse quem eu realmente sou. Mas que tolice! Ele já pode me ver completamente:

Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. (Salmo 139:2-5)

Outro medo passado era o de que, mesmo conhecendo tudo o que se passava em meu interior, Ele não pudesse me compreender, isto é, entender os meus porquês ou o motivos pelos quais faço o que faço, e que me julgasse. Mas a verdade é que o meu Médico é o próprio Deus me criou - não há ninguém que me entenda melhor, ou alguém que tenha tanta carinho por quem eu sou do Aquele que me fez:

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe. (Salmo 139:13)

Assim, mesmo querendo fugir ou me esconder, a sua Graça e o seu cuidado me acompanham:

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. (Salmo 139:7-10)

Dessa forma, eu me achego diante do Médico com toda a confiança, para encontrar sua graça e misericórdia nesse momento em que me sinto uma completa bagunça (Hebreus 4:16). Eu digo a Ele:

- Eu olho pra Ti, Pai. Espero no Deus da minha salvação, e sei que Tu me ouvirás. (Miquéias 7:7)

E Ele, sorrindo, me responde:

- Só eu curo os de coração quebrantado e ato as suas feridas. (Salmo 147:3)