sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Bons frutos das provações (ou Para Quê Sofremos)

Foi uma semana de muitas dúvidas. Deitada em minha cama, já na hora de dormir, comecei a me questionar a respeito de algumas coisas em minha vida. Comecei a me perguntar por que algumas coisas foram tão difíceis, por que deixaram tantas marcas em mim, e se eu não seria uma pessoa muito melhor ou mais feliz se não tivesse passado por tais coisas. Deus é um deus sádico? Onde ele estava em todos aqueles momentos? Não falo aqui de consequências de pecados, mas sim de momentos causados pela vida, e não por mim.

Por sorte tenho confiança suficiente no meu Pai para apresentar a Ele toda as minhas mágoas e frustrações. A verdade é que o próprio Jesus, o Deus encarnado, foi aperfeiçoado através do sofrimento:
"Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte. Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles. Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos."



Conosco também é assim. A Bíblia nos mostra que as provações e tribulações produzem bons frutos em nossa vida. As provações:
  • Comprovam que a fé que temos é genuína - Pedro a compara com o ouro refinado pelo fogo. Essa fé verdadeira resultará em louvor, glória e honra quando Jesus for revelado (1 Pedro 1:3-9).
  • Produzem perseverança. Tal perseverança nos torna maduros e íntegros (Tiago 1:2-4).
  • Trazem sobre nós o consolo de Deus, que nos ajuda a consolar outras pessoas (2 Coríntios 1:3,4
  • Apresenta a Deus as verdadeiras intenções do nosso coração (Deuteronômio 8:2-5), para que tudo vá bem conosco (Deuteronômio 8:16). 
  • Estão produzindo para nós uma glória eterna:
"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
 (2 Coríntios 4:16-18)

É importante lembrar que o sofrimento é um mal deste mundo corrompido pelo pecado. No Céu, não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor (Ap 21:4). Só podemos compreender um pouco dos frutos do sofrimento se estivermos alinhados com o propósito de Deus para nossas vidas e com os olhos fixos na Vida Eterna. Se você não conhece a Jesus e o seu amor, esse texto tampouco fará sentido para você.

Converse com Deus. Pergunte. Questione. A Bíblia nos apresenta homens que perguntaram. Em meio ao sofrimento, Jó perguntava a Deus:

"Acaso tens olhos de carne? Enxergas como os mortais?
Teus dias são como os de qualquer mortal? Os anos de tua vida são como os do homem?
[...]
Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-te e destruir-me?
Lembra-te de que me moldaste como o barro, e agora me farás voltar ao pó?
(Jó 10:4-5;8-9)

Canção de Jó (Música)

minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. (Salmo 62:1)

CANÇÃO DE JÓ - FRED ARRAIS


Ainda que os meus olhos 
Não possam ver
Eu creio em Tuas promessas

Se o meu coração, ansioso está
Se espero em Ti Senhor
Se o meu corpo está ferido
Então, eu sei Tu me sararás
E se tudo está perdido 
Então, eu sei Tu restaurarás

Eu descanso em Ti 
Rei dos reis 
Senhor dos senhores
Encontrou