terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Meus inimigos são terrivelmente mais fortes que eu

Os dias vão passando e, um a um, eles me esmagam. Descubro que sou muito mais complicada do que eu pensava e que sou muito menor do que imaginei. Mais do que nunca me sinto como Davi e outros músicos, que, no livro Salmos, citam a palavra inimigo em *88 diferentes versículos.

É isso. Estou cheia de inimigos.

Diferentes dos do rei israelita, no entanto, os meus não empunham espadas. São invisíveis e seu estrago pode começar de fininho, sem chamar atenção. E, embora confundam tanto nossa mente, seus nomes são bem conhecidos e até palavras-chave de pesquisa no Google.

Um deles, por exemplo, chama-se depressão. Sim, a depressão! 
É uma profissional roedora de almas, destruidora de ânimos. 
Ah, eu havia prometido a mim mesma ser mais forte contra ela - sim, eu não me levaria pela autocomiseração e reuniria toda minha força contra ela.
Mas perdi - novamente. Ela é simplesmente mais forte que eu.

Lendo a Bíblia, no entanto, descubro que não sou a única a enfrentar tal situação. Os israelitas também já estiveram diante de muitos inimigos mais fortes do que eles. Um exemplo é de quando os espias foram fazer a verificação da terra prometida e voltaram com informações para Moisés e o povo (Números 13:26-33):

26 Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra.
27 E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.
29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".
30 Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
31 Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".
O povo estremeceu diante de tal visão. Gigantes? Povos mais fortes? A futura Israel foi fermentada inclusive com a ideia de retornar ao Egito, esquecendo-se do Deus que operara tantos prodígios em seu meio e em seu favor!

Posso dizer que me sinto como aqueles judeus. Perto de mim está minha terra prometida - minha recuperação, minha saúde -, mas a Depressão paira em minha frente como esses gigantes, dominando a terra. Eu olho para o seu tamanho e estremeço, afinal: ela é muito maior que eu!
Eu acabo esquecendo que não é a minha força que irá derrotá-la: mas a de Deus. 

Um das passagens chave para esse entendimento é o Salmo 18. O poeta declara sua situação de total desespero e incapacidade:

1 Eu te amo, ó Senhor, minha força.
2 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.
3 Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e estou salvo dos meus inimigos.
4 As cordas da morte me enredaram; as torrentes da destruição me surpreenderam.
5 As cordas do Sheol me envolveram; os laços da morte me alcançaram.

6 Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.
Não irei transcrever aqui todo o Salmo 18, mas ação do Senhor dos Exércitos que se sucede é simplesmente incrível. Pulemos para o v. 14:

14 Atirou suas flechas e dispersou os inimigos, com seus raios os derrotou.
15 O fundo do mar apareceu, e os fundamentos da terra foram expostos pela tua repreensão, ó Senhor, com o forte sopro das tuas narinas.
16 Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me das águas profundas.
17 Livrou-me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, fortes demais para mim.



Aleluia! É o Senhor quem me livra do meu inimigo, que é forte demais para mim. 

Devemos lembrar que, quando perdemos toda nossa força, temos a força de Cristo em nós (2 Coríntios 2:10); em todas as coisas, somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou (Romanos 8:37). Quando Gideão foi enviado para enfrentar os midianitas, o Senhor reduziu seu exércitos de trinta e dois mil homens a apenas trezentos, "a fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou" (Juízes 7:2).


O jovem Davi declarou a Saul o fato de querer enfrentar Golias, e acabou por receber tal resposta:

"Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". (1 Samuel 17:33) Talvez seja exatamente isso o que você está escutando: "Como você pensa que irá vencer a Depressão? A Tristeza? A Dor? Os Traumas? O Pecado? O Vício? O Abandono? Ora! Você é apenas uma menina, um menino, um simples homem, uma simples mulher. Você não tem condições físicas, financeiras, emocionais, espirituais, de lutar contra este grande inimigo!"


Davi, porém, ao enfrentar o gigante Golias, declara (1 Samuel 17):


45 E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
46 Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
47 Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". 

A batalha é do Senhor! Não é por espada ou lança que se vence; não é por suas próprias forças, seu próprio dinheiro, sua "espiritualidade" que você vencerá seu inimigo - o próprio Senhor é quem concede vitória!

Vamos orar?

"Oh, Senhor, tenha misericórdia de mim. Estou lutando contra a/o ________ e simplesmente não consigo vencer, esse problema é grande demais para mim. Me perdoe por tentar vencer com minhas próprias forças. Tantas vezes esqueço que eu não posso salvar a mim mesmo, o Senhor é que é o meu Salvador. A batalha é tua, e és tu quem concede a vitória. Eu preciso de ti, Jesus. Sou fraco e necessitado, tem compaixão em mim! Age em meu favor.
Sei que o Senhor me salvará, pois é para isso que vieste ao mundo. Agora que estou sem forças, espero que tua força atue em mim, Mestre. Sem ti, eu nada posso fazer.
Te agradeço porque o Senhor é fiel e nunca me abandona, nem me deixa em minha necessidade. Obrigado(a) por estar sempre comigo!"

* Na versão NVI. Ver Bíblia Online